Você sabe a Função do Sistema de Escapamento do seu veículo?

O escapamento é um dos sistemas que mais são esquecidos pelos condutores, ele só é percebido, quando começa a apresentar barulhos esquisitos ou mesmo quando já está se arrastando pelo chão. Vamos falar sobre as funções do Sistema de Escapamento do seu carro.



O sistema de escapamento tem as seguintes peças:

1 – Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga.

2 – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema.

3 – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.

4 – Catalisador: é purificar os gases poluentes e liberar menos nocivos à atmosfera.

5 – Abafador: é encarregado de absorver os ruídos mais agudos.



Função do Sistema de Escapamento

Escapamento às vezes é “esquecido” pelos motoristas

O escapamento tem como função principal à eliminação dos gases gerados após a queima dos cilindros, isto é, ele conduz os gases devidamente filtrados para fora do veículo, além de evitar que os gases tóxicos penetrem no interior do carro. Outras funções são de reduzir a poluição sonora e manter o bom desempenho do veículo. Vale ressaltar que o condutor pode levar multa, caso transite com o sistema de escapamento do carro irregular ou soltando fumaça.

Devido à má qualidade do combustível no país, o sistema de escapamento tem sua vida útil encurtada. E entre as peças do sistema de escapamento que mais diminuem a vida útil, é o catalisador, devido sua função que é transformar os gases poluentes em uma substância menos prejudicial ao meio ambiente.

Para você ter uma noção, uma pesquisa realizada, afirmou que há trinta anos o sistema de escapamento durava em média cinco anos, quando a gasolina não sofria tantas adulterações e consequentemente era mais pura. Hoje em dia, com a gasolina cheia de impurezas, adulteração e uma maior concentração de álcool, o sistema de escapamento pode chegar a três anos de uso. Por isso, é bom revisar por completo o sistema de escapamento a cada seis meses ou a cada vinte mil quilômetros e fazer uma vistoria a cada três meses.

Abafador

O abafador é indispensável, sem ele, o nível do ruído fica mais alto, causando barulhos que não são agradáveis, por esse motivo alguns motoristas trocam seu abafador original por esportivo, devido o abafador esportivo permitir que o fluxo de ar seja otimizado, tendo como resultado o ganho de alguns cavalos de potência. Sobre a instalação, é importante ser feita em uma oficina especializada, já que será necessário a utilização de uma abraçadeira ou qualquer outro tipo de alça que fixe o abafador.

Dicas Importantes

Lave a parte de baixo do carro com a água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas de suspensão. É natural com o tempo que algumas peças se deteriorem, devido à oxidação. E vale ressaltar que a peça deteriorada deve ser substituída, e ao contrário do que falam a peça não deve ser consertada, ou seja, qualquer dano nas peças do sistema de escapamento deve ser resolvido só com a substituição da peça danificada.

Fique atento onde você irá estacionar o carro, porque o catalisador é uma peça que pode chegar a altas temperaturas, algo em torno de 700º Celsius e, você estacionando em locais onde tenham folhas secas, lixos ou até papéis que são materiais inflamáveis, pode ocorrer princípio de incêndio. (Inf. Blog Tuning Parts)

Limpeza da Injeção Eletrônica: Mistérios e Segredos

Nos dias atuais boa parte dos veículos sai da fábrica com injeção eletrônica. Em unidades automotivas que funcionam à base do etanol esta tecnologia ajuda a ligar o automóvel em temperaturas frias. Apesar de indispensável aos carros modernos, há diversos motoristas com dúvidas sobre limpeza da injeção eletrônica.

Limpeza da Injeção Eletrônica

A limpeza da injeção eletrônica apenas deve acontecer quando o carro demonstra problemas na partida. Nesse sentido, não se deve limpar de forma constante, sem a necessidade, porque isto prejudica o sistema.

Quem não conhece nada sobre sistema de injeção eletrônica precisa encaminhar o veículo às oficinas especialistas em corrigir problemas e (ou) fazer limpeza da injeção eletrônica. Leve ao estabelecimento de confiança ou solicite a indicação dos amigos e conhecidos.

Problemas Informativos: Injeção Eletrônica

Embora tal tecnologia esteja presente em parte dos veículos que circula no trânsito, se pode dizer que a falta de informação representa realidade entre os motoristas em geral quando o assunto é limpeza da injeção eletrônica.

Por causa do nível complexo do sistema de injeção poucas pessoas têm o seu conhecimento técnico. Em termos práticos, existem motoristas que não imaginam existir sequer a necessidade de providenciar limpeza na injeção eletrônica.

Há inclusive manuais de proprietários que não trazem esse tipo de conteúdo informativo. De fato, quando falta informação sobre o momento certo de realizar a limpeza da injeção eletrônica aumentam as chances de ocorrerem danos sérios, que no futuro exigem a troca completa do sistema de injeção.

Existem diversos problemas que evidenciam a necessidade ou não do motorista ter que fazer a limpeza na injeção eletrônica.

  • Entre as principais problemáticas vale ressaltar a questão da dificuldade à partida, o que pode acontecer no meio do trânsito e prejudicar o fluxo diretamente.
  • Outro tipo de problema está na queda no poder da aceleração.
  • Quando a marcha-lenta se encontra irregular, consumindo combustível em exagero, também existem problemas que exigem limpeza na injeção eletrônica.
  • Aos primeiros sinais de problemas busque as oficinas especialistas, nas quais os analistas realizam testes para identificar problemas e ao mesmo tempo indicar as melhores soluções.
  • De forma prática, os motoristas precisam ficar com a atenção ressaltada no sentido de identificar situações que na verdade representam danos no sistema de injeção eletrônica.
  • Por exemplo, abastecer com etanol ou gasolina batizada, fato que infelizmente pode acontecer nos postos brasileiros, é um ato que suja a injeção eletrônica ao considerar o nível de impureza do combustível ruim, sem octanagem.
  • Um ponto importante da manutenção preventiva é jamais se esquecer de apostar na prevenção. Por exemplo, quem não troca o óleo de acordo com as informações prescritas por fabricante pode ter problemas na injeção eletrônica.

Por esse motivo há importância fundamental em manter o contato com mecânicos especialistas e de confiança! Afinal, apenas estes profissionais sabem quais os prazos corretos para trocar ou fornecer limpeza da injeção eletrônica.(Inf. Blog Tuning Parts)


Fale conosco, venha fazer um Orçamento sem compromisso!